Em Castanhal, nordeste do Pará, o sistema de saúde pública entrou em colapso e não consegue mais atender todos os casos suspeitos de Covid-19. A secretaria de saúde do município diz que não há respiradores suficientes para atender a demanda e que muita gente com suspeita está sendo tratada em casa.
A cidade dispõe de 55 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes de Covid-19. Do total, 43 são de hospitais privados. Outros 12 leitos para infectados estão na rede municipal, divididos entre a Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Municipal, onde foi montada uma ala só para pacientes com o novo coronavírus.
De acordo com a secretaria, 107 pessoas testaram positivo para a Covid-19 no município. Entre eles, 29 estão hospitalizados. A maioria dos casos está entre a faixa etária de 30 a 39 anos. Outros 48 ainda aguardam resultado de teste. O boletim mais recente aponta que 79 casos já foram descartados e 9 morreram por complicações causadas pelo novo coronavírus.
A coordenação de Vigilância em Saúde afirma que os números da cidade são maiores devido às subnotificações e as pessoas que não obedecem o isolamento domiciliar.
O município continua registrando filas nas agências bancárias, onde não são respeitadas as regras de distanciamento e uso de máscara.
Por G1 PA — Belém
01/05/2020 00h21 Atualizado há 10 horas
0 Comentários