Header Ads Widget

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwa_cgSMLFKmJdN9eZle6okSGgSsnXH4CQw6_zJZnp9GNLHug6ytkaHAKXOv0K7AM99Y7UstFbAEbaY94jx-rEpjHLJ-0VNzEIf6aAYdeMJNvwPbeyUNVdyC8HtZLXZp_3NnZkiM_9AOYz/s320/BANNER+PUBLICITARIO+melhorias+tecnicas.png

Enem registra 300 mil inscritos no Pará


No próximo domingo (5), 6,7 milhões de pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o País, mais de 300 mil dos quais são paraenses. Os inscritos devem ficar atentos às mudanças na aplicação das provas e na segurança do exame. O Enem continua sendo realizado em dois dias e no formato de provas impressas, que serão aplicadas em dois domingos seguidos (5 e 12 de novembro), e não mais em um único final de semana. A mudança atende principalmente os sabatistas (participantes que guardam o sábado), que acessavam o local de prova no mesmo horário dos demais, mas só começavam a responder as questões às 19 horas. Nos dois dias, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas, de acordo com o horário de Brasília (DF). No Pará, os portões serão abertos, portanto, às 11 horas e fechados ao meio-dia.

A redação será realizada no primeiro domingo, junto com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. A duração será de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo será a vez de testar os conhecimentos em matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. Personalizados, os cadernos de questões têm o nome e o número de inscrição do candidato. Os cartões de resposta estarão encartados e identificados na prova. Até o ano passado, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. Com essa novidade, será reforçada a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.

Além disso, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará uso de detectores de ponto eletrônico para localizar e identificar, sem a necessidade de busca pessoal, participantes que tentarem usar pontos eletrônicos ou aparelhos de transmissão durante as provas. Também serão utilizados 67 mil detectores de metal, um a cada 100 participantes, para garantir a vistoria na entrada e na saída de todos os banheiros durante a prova.

Em relação ao atendimento especializado, a solicitação de tempo adicional pelas pessoas com deficiência foi feita durante as inscrições. Antes, isso ocorria na hora da prova. O Enem não servirá mais para certificar o ensino médio. Quem deseja essa certificação, deve realizar o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja). Quem fizer o Enem 2017 poderá conferir os resultados a partir de 19 de janeiro de 2018, apresentados por área de conhecimento.

O professor Edi Franco ensina Literatura no Ideal e diz que a reta final é para revisar itens com alguma nas disciplinas. “Potencializar aquilo que ele domina e tentar aparar as arestas das dúvidas pendentes e que ainda dá tempo. O primeiro momento é ele focar na linguagem, que é a primeira prova, a do dia 5”, afirmou. No sábado anterior à prova, ele recomenda: relaxar e descansar. “Nosso cérebro é uma máquina. Precisa de descanso. Durante o ano inteiro você já praticou, já exercitou, já colocou em pauta todas as suas habilidades e competências como forma de teste. E a prova do Enem nada mais vai ser do que dar uma continuidade ao aprendizado anual. Isso é fundamental colocar na cabeça do aluno para que ele tenha uma seguridade e saiba que ele é capaz e que estudou o suficiente para ter certeza de que a sua aprovação virá”.

Professor de Português e Literatura também no Ideal, Alex Dax diz que a sobrecarga de revisão gera desgaste mental e não é favorável. “A mente demora muito tempo para se recuperar. Precisa de mais de um dia de sono. Ele dobrar a carga de revisão, de estudos, não é adequado. O que ele deve fazer é: descansar muito bem, dormir e considerar os momentos certos de revisão. Ou seja, uma rotina diária, mas sem exceder”, afirmou. 

COMANDO

No dia da prova, é necessário ler adequadamente o comando e tomar um ponto de partida no enunciado. “A partir do enunciado, conseguir especificamente reconhecer a situação-problem e, finalmente, aplicar os conhecimentos que ele tem à situação-problema que o Enem propõe”, afirmou. Para ele, o sábado, véspera da prova, é um momento de descanso. “Rever todos os materiais que vai precisar - documentação, a caneta, comprovante de inscrição e não esquecer nada e não deixar nada pra cima da hora. Dormir cedo, no sábado, para acordar bem disposto”, afirmou.

Monique Almeida, 21 anos, tenta uma vaga no curso de Direito e diz que, na reta final, investe na resolução de exercícios. “Até na sexta-feira, a gente vai estar resolvendo exercícios. E, no sábado, relaxar, ir ao cinema, sair com os amigos, para, no domingo, estar com a cabeça mais tranquila para fazer a prova”, contou. 

Monique também disse ser importante não mudar a alimentação. “Comer o que está habituado, nada diferente, para não ter um problema; e se alimentar de frutas, verduras, nada mais pesado”, disse Monique. Luciana Arnaud, de 18 anos, tenta uma vaga em Medicina e também é adepta dos exercícios. “O que tinha para aprender já aprendemos. Agora e só praticar”. Concluinte do ensino médio, Bianca Julião, 17 anos, disputa uma vaga de Direito. “Estou procurando estudar muito. Fazer as matérias que eu faltei e tirar dúvidas com professores. No sábado (véspera da prova) vou estudar até 7 da noite. Eu procuro comer bem e me alimentar em horário fixo”, disse.

Informações importantes:

As provas serão aplicadas em dois domingos seguidos (5 e 12 de novembro), e não mais em um único fim de semana. Nos dois dias, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos (no Pará) às 11 horas e fechados ao meio- dia, de acordo com o Horário Brasileiro de Verão, de Brasília (DF).

O que pode levar?

Durante a prova o candidato deve ter em mão apenas uma caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente. 

Além disso, é preciso portar:

Documento de identificação com foto

Cartão de confirmação de inscrição

O que não pode levar?

A lista de objetos proibidos é bem maior, então fique atento para não cometer nenhum erro:

lápis

lapiseira

borracha

caneta de material não transparente

livros

anotações

calculadora

agenda eletrônica

celular

tablet

ipod

gravador

pen drive

mp3

relógio

receptores

transmissores de dados

óculos escuros

bonés, chapéus

viseiras

gorros