Com o presente já em mãos, a cirurgiã dentista Mônica Lacorte, 47, considera mais prático consultar a mãe com antecedência para não errar na hora da compra do mimo. “A vida é muito corrida, então compro logo o que ela quer. Procuramos manter esse costume de presentear”, disse, ressaltando que desembolsou R$ 160 em roupas. Tudo para agradar a genitora. Mãe de duas filhas, ela também gosta de ser lembrada no seu dia. “Costumo dar dicas sobre o que gosto. Por exemplo, um secador para cabelos”, declara Mônica que já ganhou o seu presente.
Assim como Mônica, outros consumidores deixaram para ir atrás dos presentes das mães às vésperas da data celebrada amanhã (14). E os lojistas que atuam em um shopping situado na avenida Visconde de Souza Franco verificaram um aumento no fluxo de clientes desde a quinta-feira (11). De bijuterias, calçados, livros a smartphones. As opções de presente são diversas naquele espaço.
OFERTAS
“A expectativa é boa. Temos produtos exclusivos para presentear as mães”, conta Ana Paula Oliveira, gerente de uma loja de artigos para presentes e decoração. Ela acrescenta que, para agradar os clientes, o estabelecimento fez uma oferta especial: a cada R$ 140 em compra, com mais R$ 29,90, o cliente pode escolher um brinde personalizado.
Entre as opções estão uma bolsa térmica, um copo com canudo ou uma caneca de café. Acompanhada do noivo, a estudante Talytta Gomes, 25, procurava uma lembrança especial para a mãe, de até R$ 100. “Quero algo durável e que sirva para ela sempre recordar. Nossas mães têm todo um trabalho para nos criar, então merecem”, frisa.
Já o técnico em segurança do trabalho Thiago Vidal, 32, ainda não tem ideia do presente que dará para a mãe amanhã. Apesar disso, ele garante que terá de economizar. “Vou escolher algo de até 150. Vou procurar porque aqui tem bastante opção”, avalia. O Dia das Mães representa o segundo maior movimento do comércio, ficando atrássomente do Natal.
Se em anos anteriores o desejo ou a necessidade/utilidade do presente eram os principais atributos observados pelos consumidores no momento de decidir pela escolha do presente para o Dia das Mães, em 2017 o fator preço desbancou as opções anteriores. A constatação é da Boa Vista SCPC, em sua pesquisa sobre o comportamento do consumidor realizada de 5 a 27 de abril, com 600 entrevistados, de todo o Brasil.O atributo “preço, promoção ou desconto” registrou um crescimento de 17 pontos percentuais, passando de 26% para 43%, em comparação a 2016, seguido da “necessidade/utilidade de quem irá ganhar o presente” e da “qualidade”, com 20% das menções.
(Pryscila Soares/Diário do Pará)