A
|
eleição 2016 no município de Ourém, nordeste do Estado, ocorrida neste domingo (02), foi uma das mais calmas de toda a sua história. Pela parte da manhã não ouve nenhuma fila nas sessões eleitorais, sendo que em boa parte do tempo os mesários tinha tempo suficiente até para colocar a conversa em dia. O
fluxo aumentou somente pela parte da tarde, quando parece que os eleitores deixaram pra cima da hora para cumprir com suas obrigações. Esse comportamento ocorreu tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural.
Ao término da votação, precisamente as 17h00, em frente à Escola Padre Antônio Vieira, ponto de concentração dos eleitores, vários simpatizantes que apoiavam o atual Prefeito Junhão, candidato a reeleição, pelo Democratas, demonstravam confiança no resultado das urnas, fato que realmente aconteceu a partir do momento que os fiscais dos partidos repassavam as parciais dos votos. Não demorou muito para que os eleitores do Junhão comemorasse a vitória mediante a crescente diferencia frente ao opositor Lilico do PMDB. Em uma grande caminhada, os manifestantes seguiram até a residência do Prefeito Junhão, que acompanhava o final da apuração com sua equipe. Precisamente as 20h00, já com uma multidão tomando toda a extensão da rua em frente sua residência o prefeito, foi ovacionado por aproximadas 2.000 pessoas, que seguiram em uma grande caminhada até a orla do rio Guamá onde depois de muita festa, Junhão falou como prefeito reeleito do município de Ourém.
A corrida para garantir uma cadeira na casa do Poder Legislativo foi bem mais acirrada entre os quase setenta candidatos. Pelo o que se pode se observar enquanto o eleitor fez a escolha pela continuação ao cargo executivo, acabou fazendo uma boa renovação para vereador. Dos nove mandatários, sete concorreram a reeleição, sendo que apenas três tiveram o sucesso de permanecerem na vereança, sendo, Roberto Uchoa da vila Arraial do Caeté, Ebe Potiguar e Edilson Carvalho. Deixarão a casa legislativa a partir do primeiro dia do mês de janeiro de 2017, Edson Coco, atual presidente empossado, Claudio Malaria, ex-presidente, Hamilton Oliveira, que tentava garantir seu quinto mandato consecutivo além dos Vereadores, Frank de Nazaré e Jeferson recém empossados, que não concorreram ao pleito.
Assim ficaram definidos os nove vereadores eleitos no município de Ourem.
01-Roberto Uchoa, PSDB – somou 717 votos.
02-Breno do Biribá, DEM – somou 713 votos.
03-Jesus do Sindicato, PP – somou 690 votos.
04-Ebe Potiguar, PSDB – somou 587 votos.
05-Edilson Carvalho, PSD – somou 531 votos
06-Zayre, PSDB – 511 votos.
07-Kekinha, PROS – 455 votos.
08-Albano Neto, PTB – 422 votos.
09-Júnior da Olaria, PPS – 353 votos.
Por: Paulo Bragança
Fonte: www.ouremnews.com
Postagem: 03/10/2016
EM FLASH