O que é?
É uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão, e não melhora mesmo com o uso de óculos.
Como se adquire?
A catarata pode ser congênita (rara) ou adquirida, que é a forma mais freqüente.
As cataratas congênitas são aquelas que aparecem nas crianças e podem ser hereditárias (em até 20%) ou por infecções (rubéola, durante a gestação, é a causa mais freqüente) ou ainda por desordens metabólicas (diabetes).
AAs cataratas adquiridas podem ter como causa: a idade (é a mais comum é aparece com 60 ou mais anos e é chamada de "catarata senil"); o trauma; o uso de determinados medicamentos, como os que possuem corticóides; as inflamações intra-oculares; as radiações e diversas doenças das quais a diabetes é a mais freqüente.
Como se trata?
O tratamento da catarata quando a visão não melhora de modo satisfatório com a correção dos óculos é sempre cirúrgico. Essa cirurgia é chamada de "facectomia" e sempre que possível é feito o implante de uma lente que visa corrigir o grau necessário para uma visão normal para longe.
Atualmente a cirurgia da catarata por facoemulsificação permite que o procedimento seja realizado por pequenas incisões. Esta técnica oferece maior segurança e mais rápida recuperação para o paciente.
Exames pré-operatórios vão determinar o grau da lente a ser implantada bem como a melhor técnica a ser escolhida para essa cirurgia. Na criança, quanto mais cedo for feito o tratamento maior será a chance de recuperação da visão e quando a catarata é somente em um dos olhos deve ser feito um rigoroso tratamento para estimular a visão desse olho.
FONTE: www.abcdasaude.com.br
0 Comentários